top of page

BLOG 
 

CHEETAH LOGO.png
Buscar

M&A - Fusões e Aquisições - em alta exige novas competências

Atualizado: 3 de jun. de 2022

M&A - Fusões e Aquisições - em alta exige novas competências.

Pesquisas internacionais mostram o crescimento das operações de M&A (Mergers and Acquisitions, ou traduzindo, Fusões e Aquisições). É uma tendência em todo o mundo, especialmente no setor de varejo. As mudanças nos padrões de consumo geradas pela pandemia provocaram rápidas demandas por novos serviços. O mercado tem mostrado que a forma mais rápida de responder a estas demandas é incorporá-las a partir de movimentos de fusão ou aquisição.

UM estudo da KPMG no Brasil mostra crescimento de 59% em negócios desta natureza, em 2021, em comparação a números de 2019, que já eram crescentes antes das turbulências geradas pela Covid-19. As empresas estão demonstrando, na prática, que o salto em resultados pode chegar por um caminho mais curto, somando forças e multiplicando desempenho.

Mas toda decisão precisa antes de uma avaliação adequada. Somente análises bem fundamentadas podem reduzir riscos e garantir crescimento em curto prazo.



Na Cheetah, temos uma metodologia especial para conduzir projetos de M&A, tanto para quem compra, como para quem vende. Nosso exclusivo Mapa de Negociação garante a visão necessária para que cada passo seja dado com muita segurança. Já viabilizamos fusões e aquisições de empresas nos mais variados segmentos, como agro, alimentos, saúde, calçados, turismo, entretenimento, energia, químicos, serviços, construção civil, entre outros.

Definimos todo o processo a partir de quatro competências: preparação, estratégia, prospecção e negociação.

Abaixo, a metodologia é apresentada com mais detalhes:


Preparação

Um processo exitoso de M&A começa com uma adequada preparação - da empresa a ser vendida ou da escolha do melhor alvo a ser comprado. A preparação passa pelo diagnóstico inicial da empresa, o valuation, a construção da tese de investimento e a definição dos materiais que serão a garantia da realização de um projeto de sucesso.


Estratégia

A seguinte etapa do processo é a construção da melhor estratégia para alcançar o objetivo proposto, a partir de uma detalhada análise das opções existentes e definição do perfil das empresas-alvo. Um adequado alinhamento estratégico desde o início do processo é fundamental para que os esforços sejam direcionados na direção correta, garantindo velocidade e agilidade na sua execução.


Prospecção

O êxito de um processo de M&A está em viabilizar a conexão entre o comprador e o vendedor, maximizando a geração de resultados no negócio. E conectar estes dois ou mais players em uma operação perfeita é mais uma competência-chave da Cheetah Capital, que possui ampla rede de contatos e uma metodologia exclusiva de prospecção e aproximação dos seus alvos.


Negociação

A condução da negociação em fusões e aquisições é um processo-chave para não apenas garantir a realização do negócio, como também o pleno alcance do resultado proposto. Para isso, a Cheetah Capital conta com um exclusivo Mapa de Negociação, construído ao longo de mais de 20 anos de experiência dos seus executivos em processos de M&A.


Além de todas estas competências, a Cheetah é especialista em Gestão e Governança. A experiência de mais de 20 anos de seus executivos é a garantia de que os negócios que contam com a nossa consultoria estarão muito bem embasados, gerando resultados em curto prazo.

    bottom of page