top of page

BLOG 
 

CHEETAH LOGO.png
Buscar

Aumento do número de fintechs no país impactará PMEs muito além da tecnologia



O uso da tecnologia está transformando todas as áreas do conhecimento, impactando diversos setores da sociedade devido ao impacto gerado além das questões técnicas. Um exemplo é o setor financeiro, com o crescimento das chamadas fintechs, empresas de tecnologia voltadas ao setor, que fomentará e facilitará o acesso ao crédito, bem como a transformação na gestão dos pequenos negócios.




De acordo com o Mapa de Fintechs – Brasil (Maio de 2018), publicado pela Finnovation – que fez o levantamento em conjunto com o Finnovista e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o número de Fintechs no país subiu de 309 para 377, um aumento de 22%, mostrando que o crescimento do setor continua acelerado. No ano passado, o incremento no número de fintechs havia sido de cerca de 40%.




Entre diversas informações interessantes publicadas no mapa, chama a atenção os 28% das fintechs voltadas ao mercado B2B, visando às empresas e às instituições financeiras, compondo o movimento chamado FINTEGRATION, que são as fintechs que oferecem serviços integrados a outros sistemas existentes.




Outro indicativo da importância que o assunto está recebendo foi a realização, nesta semana, da final do Desafio BNDES Fintechs. Realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), com o objetivo de fomentar a criação de soluções inovadoras para análise de crédito, identificação de potenciais clientes, integração a plataformas digitais, avaliação de impacto, digitalização de todo o processo de concessão de crédito, blockchain e moedas digitais, prevenção de fraudes e outras ferramentas de facilitação do crédito a micro, pequenas e médias empresas. Entretanto, o banco colocou como critério mais importante na avaliação dos projetos o fomento à democratização ao crédito.




    bottom of page